Pular para o conteúdo

Entorse de Joelho

Entorse de Joelho

Torção do joelho, ou entorse de joelho costuma ocorrer quando se realiza atividades físicas ou eu o resultado de algum tipo de lesão relacionada com a prática de esporte. Concretamente, podemos dizer que existem duas principais causas de entorses de joelho:

Torção de joelho: torcer o joelho de forma súbita pode resultar em um entorse. Esta situação pode ocorrer enquanto você faz esportes em que você apoia o pé e vai virar rapidamente joelho (futebol, basquetebol, hóquei, esqui, etc.), se você correr, pular ou mudar de direção de forma rápida e brusca ou levar a cabo exercícios em que a articulação do joelho é feita em excesso.

Golpe ou trauma no joelho: os golpes diretos na área anterior, lateral ou posterior do joelho também podem causar um entorse. Isso pode acontecer se cair sobre os joelhos quando estão dobradas, se você bate fortemente contra o chão, durante um acidente de carro, etc.

Quais os sintomas

Os sinais e sintomas de uma torção no joelho incluem geralmente dor intensa e inchaço, limitação dos movimentos e em alguns casos pode-se ouvir um barulho no momento da lesão.

Além disso, em algumas situações, o joelho pode ficar roxo e pode também ocorrer hemorragia dentro da articulação.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico consiste num exame físico que avalia o movimento, inchaço e a sensibilidade do joelho em relação ao saudável.

Caso seja necessário, pode-se também recorrer a meios de diagnóstico de imagem, como Raio-X e Ressonância magnética

Em que consiste o tratamento

Geralmente, o tratamento é iniciado com repouso, evitando ao máximo pousar o pé no chão, de forma a não fazer peso sobre o joelho. Para isso, a perna deve manter-se elevada e para a pessoas se deslocar, podem ser usadas muletas.

Durante o período de repouso podem ser aplicadas compressas de gelo no joelho por cerca de 30 minutos a cada 3 horas, e ir aumentando o intervalo de aplicações ao longo dos dias e meias elásticas ou ligaduras de compressão, que ajudam a imobilizar o joelho.

O médico pode ainda aconselhar uma terapia de reabilitação com a ajuda de um fisioterapeuta, que vai ajudar a recuperar o movimento, força e equilíbrio e em alguns casos pode prescrever remédios analgésicos e anti-inflamatórios.

Em alguns casos pode ser necessário realizar uma cirurgia, especialmente se a pessoa lesada for jovem ou for um atleta que queira continuar a praticar de esportes. Além disso, este procedimento também é aconselhado em situações em que a lesão comprometa as atividades do dia-a-dia ou em que a lesão seja muito grave (ROTURA LIGAMENTAR, LESÃO DE MENISCO).