Pular para o conteúdo

O que é Artrose?

A artrose é uma doença degenerativa e progressiva das articulações do corpo humano que ocorre devido ao desgaste de grande parte da cartilagem da articulação. A artrose é mais comum nas articulações que sustentam o peso como joelho, quadril e coluna.

A artrose ocorre mais frequentemente em pessoas com mais 65 anos, porém pacientes mais jovens com alguma causa secundária também podem desenvolver a artrose. Entre os principais fatores relacionados ao desenvolvimento da artrose do joelho estão:

Obesidade;
Prática de esportes de alto impacto;
Lesões da cartilagem;
Sexo feminino;
Familiares com artrose;
Problemas de alinhamento dos membros (geno valgo ou varo);
Sequela de fraturas do joelho;
Lesões dos meniscos;
Lesões ligamentares;

Quais os sintomas?

Nos estágios iniciais da artrose, os sintomas são de dor leve de caráter progressivo que piora com a realização de atividades físicas moderadas ou intensas (subir e descer escadas, longa caminhadas, ficar longos períodos em pé, atividades esportivas entre outras).

Nesta fase, a dor melhora com o repouso e uso de analgésicos e antiinflamatórios. Com o avançar da artrose, os sintomas se acentuam e podem manifestar sinais como edema (inchaço) do joelho, deformidades progressivas no joelho e até limitação do movimento com a perda da extensão ou flexão do joelho.

Quais os exames para o diagnóstico?

A artrose deve ser sempre acompanhada por um especialista para investigação. O médico deve afastar outras possíveis doenças associadas como osteonecrose, doenças reumatológicas entre outras. A radiografia do joelho é ferramenta indispensável para investigação e acompanhamento da doença.

Preferencialmente, optamos pela radiografia digital e com carga. A ressonância nuclear magnética não é ferramenta obrigatória para o diagnóstico da artrose, porém em alguns casos pode ajudar a realização de diagnósticos etiológicos e diferenciais.

Qual é o tratamento?

O tratamento da artrose deve visar diminuir a progressão da doença com a perda de peso, corrigir os desalinhamentos dos membros, ganhar força muscular dos membros inferiores e alívio do inchaço (edema).

O tratamento deve ser orientado para cada paciente de acordo com as causas agravantes da doença. As orientações essências ao tratamento são a perda de peso, fisioterapia, infiltrações e medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios prescritos exclusivamente pelo médico assistente.

Infiltração de ácido hialurônico funciona para artrose?

A infiltração de ácido hialurônico no joelho (também conhecida como viscossuplementação) baseia-se na reposição do líquido normalmente encontrado no joelho (líquido sinovial). O líquido sinovial tem a função de nutrir e lubrificar a cartilagem.

Em pessoas com artrose, o líquido sinovial perde a função normal, motivo pelo qual a viscosuplementação se torna uma opção de tratamento. A viscossuplementação pode ser realizada no próprio consultório médico com os devidos cuidados de assepsia.

Infiltração no joelho com corticóide é recomendado para artrose?

Atualmente, as infiltrações do joelho ainda são parte do arsenal terapêutico dos ortopedistas, no entanto, é recomendada somente em pacientes que apresentem artrose documentada e em acompanhamento.

Mesmo nestes pacientes, a infiltração deve ser realizada com cautela. A infiltração com corticóide apresenta alívio temporário dos sintomas em pacientes com artrose por alguns meses, que pode ser aplicada no consultório médico com as devidas cautelas de assepsia.

Quando está recomendado artroscopia (cirurgia por vídeo) para artrose?

Pacientes com artrose que apresentam sintomas e sinais mecânicos podem se beneficiar com a artroscopia. São os casos de pacientes que apresentam bloqueio do movimento, corpos livres (fragmentos de osso e cartilagem) no joelho e estalos frequentes.

A artroscopia visa a aliviar os sintomas mecânicos e dor, porém não é capaz de recuperar a cartilagem e evitar a progressão da artrose. No entanto, se a cirurgia for indicada ao paciente correto, melhora importante após a cirurgia é observada.

Qual a cirurgia mais indicada para artrose avançada?

O tratamento cirúrgico com prótese do joelho está indicado nos casos de artrose avançada em que todas as opções de tratamento foram esgotadas e o paciente apresenta perda significativa da qualidade de vida e capacidade de se locomover.

Marcações:
plugins premium WordPress