Pular para o conteúdo

Viscossuplementação Articular

Viscossuplementação

Viscossuplementação/Ácido Hialurônico

Recentemente, muito se tem ouvido falar na realização de infiltrações intra- articulares do joelho. O procedimento de  infiltração do joelho podem conter variadas substâncias que serão introduzidas no joelho. Dentre os componentes mais comuns das infiltrações estão os anestésicos (por exemplo: xilocaína e lidocaína), corticóides (por exemplo: triancinolona e dexametasona) e ácido Hialurônico.

O Que é Viscossuplementação ou Infiltração com Ácido Hialurônico?

A articulação normal do joelho apresenta um líquido no seu interior que tem a função principal de nutrir as células da cartilagem, diminuir o atrito da articulação e amortecer a carga que passa no joelho. Quando a articulação do joelho apresenta um processo degenerativo, como a artrose, este líquido sinovial sofre modificações e perde as funções originais, levando a um maior desgaste da cartilagem e piora dos sintomas.

A Viscossuplementação ou Infiltração de ácido hialurônico têm a função de restabelecer a quantidade de ácido hialurônico “perdida” no líquido sinovial e restaurar a função do líquido sinovial normal. 

Quando é Recomendado?

O atendimento a pacientes com artrose deve ser iniciado com uma abordagem multidisciplinar. O paciente deve seguir orientações nutricionais, fisioterápicas, realizar atividades de baixo impacto (bicicleta e hidroginástica) e seguir o tratamento medicamentoso prescrito por um ortopedista. Na falha do tratamento inicial da artrose do joelho, a viscossuplementação está indicada. Estes pacientes com artrose do joelho que não respondem ao tratamento clínico inicial são os que mais se beneficiam da viscossuplementação. 

A viscossuplementação é contra-indicada em pessoas com hipersensibilidade conhecida a produtos derivados de hialuronato, mulheres grávidas ou em período de amamentação, pacientes pediátricos, pacientes com bacteremia ou infecção. 

Como é realizada?

A viscossuplementação/infiltração com ácido hialurônico pode ser realizada na clínica ou consultório com os devidos cuidados de higiene e antissepsia, devidamente aplicada por um ortopedista qualificado. Não é necessário um ambiente hospitalar para a realização deste procedimento.

Após a aplicação o paciente pode caminhar devendo evitar muitos esforços nas 48 horas subsequentes a infiltração.

Alguns pacientes podem apresentar pequenas complicações devido a infiltração como dor leve no local da injeção (1-33% dos casos), inchaço e dor na articulação do joelho (1-33%) e reações locais na pele (1-20% dos casos). Muito raramente, uma reação alérgica conhecida como pseudo-sepse (1-3% dos casos) pode ocorrer, com grande inflamação e inchaço no joelho, mas nada tem a ver com infecção. Neste último caso, o retorno ao médico que realizou a infiltração deve ser realizado. 

Quantas aplicações são necessárias?

O número de aplicações depende basicamente da marca de produto a ser utilizada. Atualmente, o mercado brasileiro apresenta produtos que podem variar de 1 a 5 aplicações. Os estudos atuais não demonstram superioridade entre os diferentes produtos utilizados.

Qual o Custo da Viscossuplementação/Infiltração com Ácido Hialurônico?

A infiltração com ácido hialurônico ou viscossuplementação é considerado um procedimento de alto custo. Alguns convênios apresentam cobertura para realização deste procedimento.

O custo do produto varia muito e depende do fabricante e número de doses utilizadas. Consulte um médico ortopedista ou reumatologista para ter maior detalhes dos valores e produtos utilizados.