Pular para o conteúdo

Viscossuplementação: o que é, para que serve e benefícios

A viscossuplementação articular é um processo minimamente invasivo, onde o médico especialista injeta ácido hialurônico na sua articulação, que funciona como uma lubrificação extra, que ajuda no amortecimento e na redução do atrito articular. Continue a leitura e saiba mais!

O que é viscossuplementação ou infiltração articular com ácido hialurônico?

A viscossuplementação articular é um tratamento surgiu na Europa, e posteriormente, na Ásia. Em 1997 foi aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA. Durante o procedimento de viscossuplementação (infiltração) articular, um gel chamado de ácido hialurônico é injetado na articulação do joelho. O ácido hialurônico é uma substância natural presente no líquido sinovial. Este líquido atua como lubrificante reduzindo o atrito e o impacto nas articulações.

Pessoas com osteoartrite, tem baixos níveis de ácido hialurônico nas articulações, sendo assim, a viscossuplementação irá aumentar os níveis de ácido hialurônico nas articulações, reduzindo o atrito articular e consequentemente a dor.

Quando é indicado a viscossuplementação?

O atendimento a pacientes com artrose deve ser iniciado com uma abordagem multidisciplinar. O paciente deve seguir orientações nutricionais, fisioterápicas, realizar atividades de baixo impacto (bicicleta e hidroginástica) e seguir o tratamento medicamentoso prescrito por um ortopedista. Na falha do tratamento inicial da artrose do joelho, a viscossuplementação está indicada. Estes pacientes com artrose do joelho que não respondem ao tratamento clínico inicial são os que mais se beneficiam da viscossuplementação.  

O ácido hialurônico pode ser indicado para diversos tratamentos, mas, irá variar de paciente para paciente.

Algumas possibilidades de tratamento com ácido hialurônico são:

  • Melhora do função mecânica: em casos de artrite avançada, a aplicação poderá ajudar na melhora do movimento articular.
  • Função analgésica: a aplicação poderá reduzir a dor e sensibilidade local, facilitando a execução de tarefas do dia a dia.
  • Função anti-inflamatória: diminuir o processo inflamatório local.
  • Função condroprotetora: visa estimular a produção de ácido hialurônico, preservando aquela cartilagem que está saudável.

Quanto tempo dura o efeito da viscossuplementação?

A viscossuplementação tem um efeito que pode variar de 6 a 12 meses. O tempo ação do medicamento está diretamente relaciona a fatores como:

  • Nível de desgaste articular;
  • Estilo de vida do paciente;
  • Tipo de medicação utilizada;
  • Entre outros fatores…

Como é realizada a viscossuplementação?

A viscossuplementação / infiltração com ácido hialurônico pode ser realizada na clínica ou consultório com os devidos cuidados de higiene e antissepsia, devidamente aplicada por um ortopedista qualificado. Não é necessário um ambiente hospitalar para a realização deste procedimento.

Após a aplicação o paciente pode caminhar devendo evitar muitos esforços nas 48 horas subsequentes a infiltração. Alguns pacientes podem apresentar pequenas complicações devido à infiltração como dor leve no local da injeção (1-33% dos casos), inchaço e dor na articulação do joelho (1-33%) e reações locais na pele (1-20% dos casos). Muito raramente, uma reação alérgica conhecida como pseudo-sepse (1-3% dos casos) pode ocorrer, com grande inflamação e inchaço no joelho, mas nada tem a ver com infecção. Neste último caso, o retorno ao médico que realizou a infiltração deve ser realizado.

Dr. Thiago Protta - viscossuplementação

Efeitos colaterais da viscossuplementação

O procedimento de viscossuplementação é seguro, e na maioria das vezes, não apresenta nenhum tipo de efeito colateral. Em casos específicos poderão ocorrer reações alérgicas no local, apresentando os sintomas:

  • Vermelhidão;
  • Dor;
  • Inchaço;
  • Aumento da temperatura no local da aplicação.

Contra-indicações

Segundo artigo “Uma revisão abrangente da viscossuplementação na osteoartrite do joelho”, publicado no site National Library of Medicine, as principais contra-indicações estão associadas a hipersensibilidade ao ácido hialurônico. A literatura disponível sobre o assunto, informa que algumas reações alérgicas estariam associadas à aplicação de AH, no entanto, não apresentam muitas evidências e as taxas de incidência são muito baixas.

A viscossuplementação é contra-indicada em pessoas com hipersensibilidade conhecida a produtos derivados de hialuronato, mulheres grávidas ou em período de amamentação, pacientes pediátricos, pacientes com bacteremia ou infecção.

Quantas aplicações são necessárias?

O número de aplicações depende basicamente da marca de produto a ser utilizada. Atualmente, o mercado brasileiro apresenta produtos que podem variar de 1 a 5 aplicações. Os estudos atuais não demonstram superioridade entre os diferentes produtos utilizados.

Qual o Custo da Viscossuplementação / Infiltração com Ácido Hialurônico?

A infiltração com ácido hialurônico ou viscossuplementação é considerado um procedimento de alto custo. Alguns convênios apresentam cobertura para realização deste procedimento.
O custo do produto varia muito e depende do fabricante e número de doses utilizadas. Consulte um médico ortopedista ou reumatologista para ter maior detalhes dos valores e produtos utilizados. 

Fontes:

https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/arthritis/viscosupplementation-treatment-for-arthritis Acessado em 17/05/2024
https://my-clevelandclinic-org.translate.goog/health/articles/14982-viscosupplementation-for-osteoarthritis-of-the-knee?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc&_x_tr_hist=true Acessado em 17/05/2024
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8567800/ Acessado em 17/05/2024

plugins premium WordPress